Dispensários de maconha reduzem a mortalidade por medicamentos

DaBoa-Brasil-Legalizando-A-Informação-Dispensários-de-maconha-medicinal-reduzem-a-mortalidade-por-medicamentos

Estudo mostra que dispensários de maconha medicinal estão associados a taxas reduzidas de mortalidade induzida por medicamentos.

Os dispensários de maconha medicinal estão associados a uma redução nas internações hospitalares relacionadas com drogas prescritas, de acordo com um novo estudo publicado pela Social Science Research Network.

“À medida que a epidemia de opióides nos EUA aumenta para níveis sem precedentes e os estados individuais continuam a promulgar leis que liberalizam o uso de maconha, entender a compreensão da relação entre narcóticos e o consumo de maconha está crescendo cada vez mais”, afirma o estudo. “Este artigo usa um conjunto de dados de dispensários de maconha para explorar a variação dentro e entre os estados com aberturas de dispensários para estimar o efeito que o acesso à maconha tem nas admissões relacionadas com narcóticos para as instalações de tratamento e as mortalidades induzidas por medicamentos”.

O pesquisador principal do estudo, um professor de economia da Universidade da Geórgia, descobriu que “as áreas estatísticas baseadas no núcleo (CBSA) com aberturas de dispensários experimentam uma diminuição relativa de 20 pontos percentuais nos tratamentos por analgésicos durante os dois primeiros anos de operações dos dispensários”. O efeito é mais forte para “homens brancos não hispânicos na faixa dos trinta anos, um grupo demográfico cujo recente aumento nas taxas de morbidade e mortalidade diferem das tendências anteriores e das de outros grupos demográficos no mesmo período de tempo”.

Finalmente, o estudo fornece “evidências sugestivas de que as operações dos dispensários afetam as taxas de mortalidade induzidas por medicamentos”.

O estudo conclui apontando; “Esses resultados são limitados a áreas diretamente expostas às aberturas de dispensários, sugerindo uma possibilidade de substituição entre os tipos de medicamentos enquanto derramar luz no canal através do qual está impulsionando essa relação negativa”.

O estudo completo pode ser encontrado clicando aqui.

Fonte: The Joint Blog

Deixe um comentário