Cidade em Michigan aprova o mês da conscientização sobre enteógenos e psicodélicos

Em Michigan, nos EUA, os membros do conselho municipal de Ann Arbor nomearam setembro como o “Mês da Conscientização de Plantas Enteogênicas e Fungos” psicodélicos.

Os membros do conselho Jeff Hayner e Kathy Griswold foram duas das pessoas que patrocinaram a iniciativa. Em uma reunião digital do conselho municipal, o vereador Jeff Hayner explicou o motivo de setembro ser o mês escolhido. “Com a ajuda de nossos defensores locais, decidimos setembro porque é quando aprovamos nossa resolução descriminalizando efetivamente essas plantas…”.

O texto da resolução menciona que as plantas enteogênicas podem ajudar a tratar “abuso de substâncias, vício, reincidência, trauma, sintomas de estresse pós-traumático, depressão crônica, ansiedade severa, ansiedade de fim de vida, luto, cefaleia e outras condições debilitantes que estão presentes em nossa comunidade”, graças a estudos clínicos que determinaram sua eficácia como tratamento para algumas doenças, assim como para o “crescimento espiritual pessoal”.

Também descreve resumidamente o progresso feito com substâncias como psilocibina, ibogaína e ayahuasca. “O FDA concedeu a designação de terapia inovadora para a psilocibina para uso em transtornos depressivos maiores; A psilocibina demonstrou aliviar a depressão resistente ao tratamento, a ansiedade do fim da vida e as cefaleias, a ibogaína demonstrou ser um tratamento eficaz para a dependência de opiáceos e estudos com a Ayahuasca estão atualmente em andamento para compreender melhor sua capacidade de tratar a depressão, e a dependência de substâncias…”

“Acho que é empolgante que estejamos explorando esses novos limites, que estejamos procurando alternativas para soluções de saúde mental”, disse Hayner em relação ao fim de sua proposta. Todos os membros do conselho presentes foram a favor da aprovação da moção, sem nenhuma oposição.

Ann Arbor faz história

A organização local mencionada por Hayner é a Decriminalize Nature Ann Arbor (frequentemente chamada de DNA2), que se esforça para descriminalizar as plantas enteogênicas na cidade “enquanto restaura nossa conexão com a natureza e melhora a saúde, esperança e o bem-estar humano”.

O grupo postou no Facebook sua empolgação pelo novo mês temático que gira em torno da educação de plantas enteogênicas. “Estamos muito satisfeitos com a votação do Conselho Municipal de Ann Arbor para declarar o mês da conscientização sobre plantas e fungos em setembro. Isso mostra seu apoio contínuo a este movimento local. Setembro está se preparando para ser um mês maravilhoso aqui em Ann Arbor e em todo o estado de Michigan”.

DNA2 planeja realizar seu EntheoFest 2021 inaugural em 19 de setembro na Universidade de Michigan em “the Diag” (um ponto de encontro proeminente para muitos eventos canábicos, como o Ann Arbor Hash Bash) entre 11h11 e 14h22. O evento gratuito terá duração de três horas e contará com inúmeros palestrantes, música ao vivo e estandes educacionais. O festival está programado para ocorrer quase um ano depois que a cidade de Ann Arbor votou de forma unânime pela descriminalização das plantas enteogênicas em 21 de setembro de 2020.

A DNA2 também planeja apresentar um projeto de lei chamado “Decriminalize Nature Michigan” ao Senado, com a intenção de “remover efetivamente as penalidades para o uso pessoal e comunitário de enteógenos”.

A descriminalização de substâncias psicodélicas em Ann Arbor é uma das muitas tentativas bem-sucedidas de chamar a atenção para as propriedades únicas das plantas enteogênicas. Denver, no Colorado (EUA), foi a primeira cidade do país a descriminalizar a psilocibina em maio de 2019, seguida por Oakland, Califórnia, que descriminalizou os psicodélicos em junho de 2019. Oregon se tornou o primeiro estado a legalizar a psilocibina para fins medicinais em 5 de novembro de 2020. Estes são apenas alguns exemplos do esforço nos EUA para melhorar o acesso às plantas enteogênicas com propriedades medicinais.

Referência de texto: High Times

Deixe um comentário