Concluído o primeiro ensaio de fase 3 com MDMA para estresse pós-traumático

A Associação Multidisciplinar de Estudos Psicodélicos (MAPS) anunciou que o primeiro dos ensaios clínicos de fase 3 com MDMA para o tratamento do Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT) foi concluído. Este é o primeiro ensaio clínico com um psicodélico a atingir a fase 3, o último que deve ser concluído antes que um medicamento seja aprovado por agências de medicamentos como a FDA (EUA) ou a Agência Europeia de Medicamentos.

Os resultados do estudo, conduzido de acordo com um protocolo duplo-cego randomizado, mostram que os participantes que receberam MDMA mostraram “uma redução significativa nos sintomas de TEPT” em comparação com aqueles que receberam placebo. O estudo envolveu 90 pacientes com PTSD, metade dos quais recebeu três sessões de MDMA com terapia e a outra metade três sessões com placebo e terapia. “67% do grupo de MDMA, em comparação com 32% do grupo de placebo, não está mais qualificado para o diagnóstico de TEPT após três sessões de tratamento”, diz o comunicado à imprensa da MAPS.

“O MDMA é um tratamento experimental e, portanto, você precisa do conjunto e ambiente certos para realmente orientar a mudança e a recuperação. Embora muitas formas de terapia de TEPT envolvam a lembrança de traumas passados, a capacidade única do MDMA de gerar compaixão e compreensão enquanto esmaga o medo é provavelmente o que permite que ele seja tão eficaz”, disse a autora principal do estudo, Jennifer Mitchell.

Este é o primeiro de dois ensaios clínicos que devem ser conduzidos para completar a fase 3 dos estudos de MDMA para TEPT. Tendo concluído o primeiro com sucesso, a MAPS está agora no processo de recrutamento de pacientes para participar do segundo ensaio. Esta organização espera que 2023 seja o ano em que a FDA aprove o uso médico do MDMA para tratar o estresse pós-traumático e já está planejando novos estudos para expandir o uso do MDMA no tratamento de outras condições de saúde mental.

Referência de texto: Cáñamo / MAPS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s